Carma é nossa incapacidade de lidar com os problemas que nos acontecem. Não sabemos como resolvê-los quando nos atingem e acabamos errando e assim criando mais problemas.
O Budismo se refere à vida interior, ao despertar a sabedoria sobre nossa verdadeira natureza. Esta sabedoria é mil vezes mais valiosa que todos os pequenos benefícios que uma pessoa possa juntar. Se nos prendemos na busca de posse materiais, algum poderiam pensar que só essa meta "seria uma maravilhosa prova real". Eu não acredito que seja assim. Quantas vezes nos ocorreu pensar ao ver um milionário: caramba, qual será a religião que pratica essa pessoa? Talvez eu me converta a ela.
A procura de posses materiais não é algo negativo, mas, este não é o propósito da vida. O que o ser humano busca é a maneira de transformar a si mesmo. Esta é a natureza da oração do budista. Nitiren Daishonin não diz que os desejos se convertem em benefícios, mas que os desejos conduzem ao conhecimento de nós mesmos.
Naturalmente se nós mudamos, nosso meio reflete essa mudança e experimentamos benefícios. Mas se o que procuramos é o benefício sem passar pelo processo interno, finalmente nada acontecerá. O Gohonzon não tem poder para transformar o nosso meio ambiente, o que o Gohonzon tem é o poder para transformar a nós mesmos. Quando usamos o Gohonzon para nos transformar então nosso meio se transforma. Há uma grande diferença. Deveríamos determinar diante do Gohonzon que resolveremos nosso problema, que ultrapassaremos nosso sofrimento.
Quando você ora ao Gohonzon com esta visão, se surpreenderá ao ver o que percebe de você mesmo e o que precisa melhorar na sua vida. O Budismo tem a ver com a reforma interior e não com a reforma exterior. Naturalmente no ambiente também ocorrem benefícios mas em realidade esta não é a ideia central.
Temos ouvido falar sobre os quatro poderes do Budismo. Os poderes da FÉ e da PRÁTICA fazem brotar os poderes do BUDA e da LEI? No Gohonzon? Não. O poder do Buda e da Lei estão na natureza do Buda dentro de nossa própria vida. Os poderes da Fé e da Prática nos despertam e os fazem brotar.
A força de nossa fé determina o grau em que manifestamos o poder do Buda e o poder da Lei em nossa vida. Qual é o poder do Buda? O poder do Buda é a sabedoria. Quer dizer, a mente do Buda, ou seja, a mente que percebe a verdadeira natureza de todos os fenômenos. Qual é o poder da Lei? É o corpo e a ação do Buda. Quando oramos ao Gohonzon, contatamos a sabedoria para perceber a verdadeira natureza do que realmente está acontecendo e encontrar a raiz do nosso problema.
O poder do Buda e o poder da Lei surgem porque usamos nossa voz, a voz do Buda, para orar ao Gohonzon. Oramos ao Gohonzon para ter sabedoria e força para ultrapassar nossos problemas. Deveríamos ter este tipo de determinação na oração. Pode ser que não tenhamos uma chave que nos leve a descobrir o que fazer. Porém não tem problema. É por isso que praticamos. Se já soubéssemos o que fazer não estaríamos sofrendo, já teríamos superado o problema.
Podemos fazer uso da determinação, porém necessitamos sabedoria. Façam Daimoku de frente ao Gohonzon, estudem o Gosho, leia as orientações do Presidente Ikeda e procurem orientação com os responsáveis. Tudo isto funcionará para ressaltar a causa raiz do seu sofrimento.
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Um exemplo é quanto você lê uma orientação do Presidente Ikeda com uma atitude séria, não por formalidade, mas com a atitude: "Presidente Ikeda, tenho um problema, necessito sabedoria". Você começa a ler, de repente um parágrafo te enche os olhos e você pensa: "ele está falando para mim"! Então para aí mesmo e aja. Isto é sabedoria. A sabedoria vinda do seu mentor, do seu mestre. Então você perceberá que possui uma relação pessoal com o presidente Ikeda. Você descobrirá que ele está te ensinando as regras. Se você não está buscando sabedoria não encontrará. Se você está somente buscando benefícios não encontrará sabedoria. A sabedoria é o mais valioso dos tesouros.
Nós praticamos o Budismo para conseguir ser a pessoa que queremos ser. Em que tipo de pessoa você está se convertendo? O que queremos é estar iluminados, é ser Buda. Algumas vezes isto pode parecer em realidade muito abstrata, porém converter-se em uma pessoa iluminada, fazer brilhar a luz na sua vida, é algo que você pode fazer todos os dias. Toda vez que você faz Daimoku de frente ao Gohonzon para ter sabedoria de compreender a raiz de seu sofrimento é a ação fundamental que deve realizar para alcançar a felicidade, você está buscando a iluminação. A budicidade não e algo inatingível nem algo que quem sabe um dia atingiremos. Toda manhã e noite você atinge a budicidade.
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