JUZU
1 - 100 - Revela o itinen sanzen. 100 = Dez Estados de Vida x Possessão Mútua dos Dez. Estados de Vida.
2 - 1.000 - Revela o itinen sanzen. 1.000 = Dez Estados de Vida x Possessão Mútua dos Dez . . Estados de Vida x Dez Fatores.
3 - CONTA-PAI - Tesouro do Buda - Nitiren Daishonin - Sabedoria subjetiva - Lei
4, 5, 6, 12 - QUATRO CONTAS MENORES - Tesouro do Sacerdote - Quatro Bodhisattvas - . . . Quatro virtudes de eternidade, felicidade, verdadeira identidade e pureza - Quatro . . . . elementos: terra, água, fogo e vento
7 - CONTA-MÃE - Tesouro da Lei - Myoho-rengue-kyo - Realidade objetiva - Mística
8 - Pingente.
9 - 10 - Revela o itinen sanzen (Dez Estados de Vida).
11 - Repositório dos benefícios.
13 - O cruzamento do juzu significa transformar os Três Caminhos (desejos mundanos, carma e sofrimento) em Três Virtudes (Propriedade da Lei, sabedoria e emancipação ou liberdade).
10, 14 - O comprimento do cordão entre o repositório e o pingente revela o desejo do praticante pelos benefícios.
Os benefícios que transbordam do repositório passam pelo cordão e enchem o pingente. Isso significa que os benefícios ficam retidos, ou seja, ficam acumulados. Quanto ao ato de esfregar o juzu, não há significado. Algumas pessoas fazem isso por ansiedade, para manter a concentração ou apenas por hábito. Em relação à posição para colocar o juzu nas mãos é apenas uma convenção, ou seja, colocamos o juzu com o cordão com três pingentes na mão direita e com os dois pingentes na mão esquerda por formalidade. O importante é realizar a prática de forma correta e prazerosa, utilizando seus acessórios sem mistificá-los.
Os benefícios que transbordam do repositório passam pelo cordão e enchem o pingente. Isso significa que os benefícios ficam retidos, ou seja, ficam acumulados. Quanto ao ato de esfregar o juzu, não há significado. Algumas pessoas fazem isso por ansiedade, para manter a concentração ou apenas por hábito. Em relação à posição para colocar o juzu nas mãos é apenas uma convenção, ou seja, colocamos o juzu com o cordão com três pingentes na mão direita e com os dois pingentes na mão esquerda por formalidade. O importante é realizar a prática de forma correta e prazerosa, utilizando seus acessórios sem mistificá-los.
SHIKI
“Então, vamos cantar uma canção?”; “Com regência de
voluntários!” – já ouviu isso em alguma reunião?

No caso dos
meninos, o movimento rápido e forte dos braços é como se estivessem abrindo o
caminho numa mata toda fechada e cheia de arbustos.
Para as meninas, como gesto
suave e delicado, representa que estão arrancando tristezas e sofrimentos das
pessoas e jogando sementes da felicidade nessa floresta cheia que agora está
aberta.
Então mesmo que ainda o shiki
saia desengonçado e sinta vergonha, o que importa é o sentimento de representar
o Sensei alegrando todos os
participantes da atividade.
Revista R DEZ, Fevereiro
de 2011, pág 15
ESHO FUNI

ESHO FUNI

“Quando explanou o principio budista chamado esho funi (unicidade da vida e seu ambiente), ele disse:
- A vida refere-se a cada um de nós que possui autonomia nas ações. O ‘ambiente’ é tudo aquilo que faz parte do mundo em que vivemos.”
Este principio explica que a vida e seu ambiente mantêm uma relação inseparável. Portanto, quando uma pessoa (vida) promove uma mudança em si mesma, no ambiente também ocorrerá a mesma mudança. Por exemplo, quando voltamos felizes para casa por algum motivo sentimos um ambiente diferente dentro de casa. Achamos a família feliz e até mesmo a refeição parece mais saborosa. Quando fortalecemos nossa determinação, isso se reflete na maneira de sentir o ambiente e ele se transforma em conformidade com essa determinação.
“Somos livres para escolher o caminho e a habilidade para seguir o certo é inata ao homem. A questão é como desenvolver a sabedoria potencial inerente a nossa força vital, a fim de que funcione para a existência e a criatividade no universo. Se um ser humano possui a habilidade para amar e confiar, mas for fraca a força dentro dele, ele não estará apto a influenciar outros seres humanos quanto mais a vida humana como um todo”.
Sensei
HENDOKU YAKU
HENDOKU YAKU
Os três caminhos retratam o estado de ignorância dos mortais comuns, provocados pelos desejos do dia a dia, criando assim o mau carma, que por sua vez produz sofrimentos. Esse sofrimento, gera um circulo vicioso, estimulando novos desejos, que no transcorrer do tempo gera mais sofrimentos. As três virtudes caracterizam a vida do Buda. A “verdade” que o Buda compreendeu é a realidade ultima da vida, a ‘sabedoria’ é a capacidade para compreender essa verdade, e a ‘liberdade’ é a independência dos sofrimentos de nascimento e morte, essas Três Virtudes também correspondem respectivamente as Três Propriedades do Buda (Sanjin): vida, sabedoria e propriedade física iluminada do Buda.
VENENO PRATICA DA FÉ REMÉDIO
Tenho dificuldades financeiras para Mesmo que seja No futuro , posso me tornar um
Fazer um curso ou faculdade. Difícil, se eu um ótimo profissional que contribuirá
Se eu persistir para uma sociedade melhor.
Com base na
Pratica da fé
O principio budista “transformação do veneno em remédio” (hendoku yaku, em japonês) indica que, por meio dos extraordinários benefícios do Gohonzon, pode-se transformar os infortúnios (veneno) em benefícios (remédio)”.
Quando nos defrontamos com os inúmeros sofrimentos e dificuldades da vida, devemos aprofundar e fortalecer a pratica da fé e, como conseqüência conquistar grandiosos benefícios. Nagarjuna, grande filosofo indiano do Budismo mahayana do século III, comparou o Sutra de Lótus s “um grande médico que transforma veneno em remédio”.
Nitiren Daishonin ensina que, por intermédio poder da lei Mística, a pessoa pode transformar o veneno dos Três Caminhos (desejos seculares, carma e sofrimento) no remédio das Três Virtudes (verdade, sabedoria e liberdade).
A “transformação do veneno em remédio” significa a força benéfica do Daimoku de transformar os Três Caminhos em Três Virtudes. Uma situação se transforma em cotra completamente oposta. Em termos práticos, a transformação de veneno em remédio é um importante principio que possibilita direcionar a vida das pessoas que abraçam o Gohonzon para um rumo positivo e otimista por meio da sincera pratica da fé. Em especial, nos momentos de maior sofrimento, a determinação e a oração de “transformar o veneno em remédio” são, sem duvida, os ingredientes indispensáveis para a conquista da vitória e da felicidade na vida
Revista R DEZ, Março de 2011, pág 18
ITAI DOSHIN - UNIÃO
No budismo há um principio chamado Itai Doshin que diz que mesmo pessoas diferentes podem se unir em prol de um grande ideal. A união de Itai Doshin é a união que trás vitória, porque é embasada na Lei Mística e, conseqüentemente, naquilo que é correto. Itai Doshin é levantar-se só. Uma pessoa que se levanta em união com o mestre, sintonizando o coração ao dele é capaz de inspirar a união de varias pessoas porque suas ações sempre seguirão o melhor caminho, o caminho correto a todos.
Reforçando, não se trata de meramente uma união entre pessoas. É a união da pessoa com a Lei. E pelo fato de existir essa união com a Lei, é possível que Arias pessoas, por mais diferentes que sejam, se unam. A única verdade que temos em comum é que a Lei existe dentro de todos nós.
Mas como não conseguimos enxergar a Lei com nossos olhos, seria muito difícil estabelecer um comportamento unido com ela. Porem, devido a existência do mestre, isso é possível de acontecer. O mestre, por meio do seu exemplo, nos apresenta um modelo a seguir. Devido ao mestre, o ensino do budismo, que estabelece o caminho de união com a lei é universal porque se torna acessível a qualquer pessoa. Afinal, quando conhecemos alguém que sabe o caminho, fica bem mais fácil de chegarmos ao mesmo destino. A união Itai Doshin é diferente da união pela maioria, na qual existem pessoas que são contra, mas agem devido a pressão dos outros. Pessoas assim tendem a comprometer o resultado final e conduzem todo o grupo a derrota.
Dentre as varias formas de união, a união de Itai Doshin é a melhor delas, pois cada pessoa é interiormente motivada. Não é preciso que ninguém empurre. Ela anda sozinha, com as próprias pernas, contribuindo com a vitória do grupo.
Revista R DEZ, Setembro de 2010. Pág. 12
A palavra “bodhisattva” VEIO DA Índia antiga “Bodhi” significa “sabedoria do Buda” ou “iluminação” e “sattva” que dizer “seres sensíveis”.
BODHISATTVA DA TERRA

Podemos dizer que “bodhisattva é aquele que busca a iluminação por meio da pratica pela felicidade de outras pessoas”.
O termo “Bodhisattva da Terra” aparece no Sutra de Lótus, capitulo “ Emergindo da Terra”. No momento da Cerimônia no Ar, Sakyamuni pergunta: “Quem propagará o Sutra de Lótus neste mundo cheio de sofrimentos após a minha morte?” Muitos dos seus discípulos responderam: “ Nós certamente o propagaremos”.
Mas o Buda (Sakyamuni) disse: “ Não podem propagar este sutra porque não são persistente o suficiente para vencer os grandes obstáculos da era maléfica que virá após a minha morte”. Neste momento, uma multidão de bodhisattva emergiu da terra, liderado pelo Bodhisattva Práticas Superiores (Jogyo), figura provisória de Nitiren Daishonin.
O Buda Sakyamuni encarregou a eles a propagação da Lei Mística nos Últimos Dias da Lei. Portanto, todos aqueles que se dedicam na propagação da Lei Mística na época atual são os “Bodhisattva da Terra”.
A “terra” da qual emergiram esses inumeráveis bodhisattvas é o próprio Nam-myo-rengue-kyo. A ação dos Bodhisattva da Terra encontra-se na pratica pela realização do Chakubuku, visando á felicidade de outras pessoas.
Realizar Gongyo e Daimoku diariamente e participar das atividades é a própria vida de um bodhisattva. Com persistência e benevolência, dedicando-se com fé, na pratica e no estudo, os bodhisattvas são os grandes vitoriosos na vida diária.
Revista R DEZ, Fevereiro de 2011, pág 14
Obrigada pelas informações sobre o juzo, eu já procurei em várias revistas até mesmo no site da BSGI e não encontrei assim com todos os detalhes.
ResponderExcluirQue legal. Sinta-se a vontade em perguntar também.
ExcluirE obrigada pela visita. :D
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAdorei a explicação sobre shiki!!! Parabéns e muito obrigada!!!!
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