GOSHO A HERANÇA DA SUPREMA LEI DA VIDA


GOSHO
A HERANÇA DA SUPREMA LEI DA VIDA
(Os escritos de Nitiren Daishonin, vol 3. pág 177 e Terceira Civilização. Edição nº 476, Abril de 2008. pág 48)
“ O ouro não pode ser queimado pelo fogo, tampouco corroído ou destruído pela água, mas o ferro pode. Uma pessoa nobre é como ouro, ao passo que o tolo é como ferro. O senhor é como o ouro puro porque abraça p ‘ouro’ do Sutra de Lótus. O sutra afirma: ‘Assim como o monte Sumeru é a mais alta de todas as montanhas, este Sutra de Lótus é o mais elevado de todos os sutras’. O Sutra também declara:’A boa sorte que o senhor acumula por isso... não pode ser destruída pelo fogo nem corroída pela água’.
A HISTORIA
Esta carta foi escrita por Nitiren Daishonin em 1 de fevereiro de 1272, e endereçada para Sairen-bo Nitijo, ex-monge da seita Tendai que também estava exilado na Ilha de Sado. Sairen-bo se converteu após o debate de Tsukahara em que Daishonin derrotou duas importantes escolas budistas, outros reverendos de sado e províncias do norte do Japão convertendo dessa forma, um grande numero de pessoas aos seus ensinos. Sairen-bo estudava profundamente o budismo e recebeu diersas teses escritas por Nitiren, sempre enviava suas duvidas por carta e este gosho é a resposta de sua duvida sobre a Herança da Suprema lei da Vida.
EXPLANAÇÃO
Daishonin explana que o Nan-myho-rengue-kyo é a Herança da Suprema Lei da Vida e que a transmissão dessa lei é feita pelo Buda para todos os seres vivos. E como podemos herdar essa lei e manifestá-la na nossa própria ida? Conseguimos isso quando acreditamos no Sutra de Lótus, praticamos de acordo com os ensinos e recitamos Daimoku. Nossa decisão deve ser a de buscar nosso estado de Buda em todos os momentos, ou seja, manifestar o melhor de nós em tudo e com todas as pessoas. Podemos também herdar esta lei, a partir do momento que damos continuidade a pratica da família, por exemplo: sua avó recebeu Gohonzon, depois seus pais começaram a praticar e depois você veio a praticar. A forma de dar continuidade a pratica do Budismo Nitiren e a relação da unicidade de mestre e discípulo por várias gerações. Nosso Mestre sempre diz que ‘ praticar o budismo, propagá-lo e desfrutar dos seus benefícios é a maior das alegrias’. Quando conseguimos viver os dias da melhor forma, conseguimos nos manter no estado mais elevado da vida, e a soma dessas causas se tornam fonte de boa sorte para a nossa própria vida. Podemos exemplificar assim:
FÉ                   +                     ESTUDO E PRÁTICA           +          DAIMOKU    =        BOA SORTE
Acreditar                                               estudar o Budismo de Nitiren                         Desafiar na recitação                       
Ter convicção                                      participar das atividades                                  de Daimoku e Gongyo
No Nan-myo-rengue-kyo                  e fazer Chakubuku

E mais, Daishonin afirma que, se vivermos dessa forma, toda a boa sorte acumulada será desfrutada não somente nesta, mas em todas as próximas existências.

3 comentários:

  1. Gostaria de saber se existe a possibilidade da mãe falecer e o filho entregar o Gohonzon e receber outro em seu nome, se tornando Shakubuku de outra pessoa.

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  2. Com a determinação de alcançar o bem supremo, possa eu enxergar á todos os seres como sendo uma jóia mais que preciosa de um tesouro mais que precioso de inconensurável valor...para as dez direções do planeta !!!!

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  3. COMO AGIR QUANDO OS FILHOS FUKUSHI PRATICAM OUTRA RELIGIÃO.

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