“A Nova Revolução Humana inicia narrando o dia 2 de outubro de 1960, data em que Shin-iti, (Daisaku Ikeda) 3º presidente da Soka Gakkai Internacional e sucessor de Jossei Toda, embarca para a jornada pela paz, viajando para os Estados Unidos, Canadá e Brasil”.
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O budismo ensina o principio do ZUIHO-BINI (adaptar os
preceitos á localidade). Significa que nas questões as quais o Buda não
permitiu ou proibiu expressamente, pode-se agir de acordo com o costume local,
desde que o espírito fundamental do budismo não seja violado. Isto quer dizer
que se mantenha fiel ao principio do budismo de Daishonin que é a fé ao
Gohonzon.
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Se não fizer a transformação do destino, a infelicidade o acompanhará
para todo e qualquer lugar que for. Achar que encontrará a felicidade num outro
lugar é como o pensamento NEMBUTSU que
ensina a existência de uma distante terra pura. Transformar o local onde se
encontra neste momento em terra iluminada é construir aí o palácio da
felicidade, este é o budismo de Nitiren Daishonin. Para isso é necessário
transformar o próprio destino de ter de sofrer. Não há outra maneira a não ser
que desempenhe para transformar sua própria condição de vida. Se elevar seu
estado de vida, as circunstâncias a sua volta também irão mudar naturalmente.
Esse é o principio de ESHO FUNI (inseparabilidade da pessoa e seu ambiente). O
grande palácio da felicidade existe unicamente dentro do seu coração e a
pratica da fé é a chave para abrir o seu portão. Jamais acontecerá de não se
tornar feliz se não se empenhar sinceramente na pratica da fé. Convicção. E por
mais que sobrevenha algum obstáculo, tente superar tudo com um sorriso
radiante.
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O budismo de Nitiren Daishonin é uma religião que existe em
prol das pessoas, cujo propósito maior é despertar a verdadeira natureza humana
em nossas vidas.
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Nitiren Daishonin diz que: “Os grandes benefícios advindos
da fé no Sutra de Lótus não se restringirão somente a iluminação de si mesmo,
eles se estenderão para seus pais e mãe”.
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A pessoas que tomam consciência de sua missão são fortes e
as que vivem por essa missão tem encanto em suas vidas.
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Mesmo que plante uma muda, logo secará se não lhe derem água
e adubo. Dedicar a vida em prol da felicidade das pessoas. As pessoas percebem
assim a verdade do budismo.
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A verdadeira criação de valores humanos não é possível sem
que se empregue para isso o máximo de esforço e de capacidade. Somente a
sinceridade e a paixão que emanam profundezas da vida são capazes de tocar o
âmago das pessoas, estimulando-as para o desenvolvimento.
CAP 2 - O NOVO MUNDO
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Praticantes ou não. Existem pessoas de admirável
personalidade apesar de não serem praticantes. Observando o modo de vida das
pessoas, pode-se perceber que existem
muitos pontos em comum com a filosofia de vida do budismo. Portanto, é
um grave erro se julgarmos uma pessoa boa ou má pelo simples fato de estar ou
não praticando a fé.
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“O budismo é a própria sociedade”. O que os budistas devem
aspirar é a felicidade de todas as pessoas e a paz no mundo.
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“Mesmo sendo uma decisão tomada em questão de segundos, era
o reflexo de seu intenso esforço na profundeza de sua determinação a cada
momento de sua vida”.
Essa frase aparece no ONGUI KUDEN (Registro de Ensinos
Orais) e significa exercer infinitos esforços a cada simples momento. Em outras
palavras, a sabedoria do Buda e a força vital brotam quando uma pessoa empenha
todo seu ser na pratica e nas orações com a intensidade de concertar o
equivalente a um bilhão de Kalpas de insondáveis e vigorosos esforços num
simples momento da vida. Nitiren interpreta a frase da seguinte forma: “ Esta
frase significa que o senhor empenha 100 milhões de acons de esforços. Num
único momento as ida, a iluminação do Buda Original, aparecerá dentro de você a
cada momento. Nam-myo-rengue-kyo é uma pratica dedicada (Gosho Zenshu, pág
790).
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Bodhisattvas da terra – confiados por Nitiren Daishonin com
a missão de propagar a Lei Mística nos Últimos Dias da Lei. No Sutra de Lótus
são descritos como emergidos da terra em grande numero. (SIYU)
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Fabula japonesa Kaguyahime (Princesa Kaguya)
CAP 3 – OUTONO
DOURADO
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“As vividas cores outonais são a expressão com que as flores
tentam mostrar a intensidade de suas vidas dentro do limitado tempo de sua
existência. (...) Por isso, não existe outra maneira de conduzir a vida à não
ser vivendo plenamente cada instante com base na lei permanente e imutável,
empenhando todo o vigor em prol do cumprimento da própria missão. A vida é uma
luta contra o tempo, que é limitado. Nitiren Daishonin disse nas escrituras
que” a vida é limitada e não devemos poupá-la”.
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O budismo fala três reinos da existência (SEKEN) “um
principio que analisa a vida de três níveis diferentes e explica
características distintas das formas de vida individual. 1º O reino dos
componentes, 2º O reino dos seres vivos, 3º O reino do ambiente. SEKEN
significa não apenas ‘reino’, mas também ‘ distinção’. O conceito dos três
reinos é algumas vezes chamado de três Princípios da Individualização”.
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Pág 127
A profundidade dos laços entre as pessoas não é
necessariamente determinada pelo tempo que perdura essa relação. A melodia do
humanismo que emana do coração é que inspira o ecoar da simpatia e nutre os
laços de amizades e as relações humanas.
CAP 4 – RAIOS
BENEVOLENTES
Pág 140
É simples falar em amor ao próximo, mas é muito difícil
dispor-se a ajudar em desconhecido num encontro casual ouvindo simplesmente
suas dificuldades. O custumeiro das pessoas é se fazerem de desentendidas e
evitarem qualquer tipo de envolvimento. Pode aparentemente ser algo
insignificante, mas quem não possui um sentimento humano, nem suficiente
coragem, é capaz de agir em prol das outras pessoas. Pode-se falar em humanismo
ou em paz mundial, mas tudo se inicia a partir da postura que assiste as
questões mais próximas ao dia a dia das pessoas.
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Parábola da Gema Pregadas na roupa e das 7 parabolas do
Sutra de Lótus (cap 8)
Pág 155-156
TENJU-KYOJU (amenização do efeito cármico). Isto significa
que, como beneficio da pratica da fé, pode-se transformar as causas pesadas do
passado e receber os seus efeitos de forma amenizada nesta existência. O
importante é abraçar esta convicção, empenhar-se na pratica da fé, sincero
sentimento de gratidão. É dessa atitude que se abre o caminho da coragem e o
caminho para a felicidade. Contudo, deve-se tomar a decisão de jamais causar
acidente a agir doravante com o máximo cuidado. Se deixar de se cuidar pensando
que será protegida porque está recitando Daimoku, isso não pode ser considerado
como a verdadeira fé. É justamente por praticar o budismo que deve se estar
sempre atento, esforçar-se ao máximo e tomar todas as medidas necessárias para
não provocar nem sofrer acidentes. Com essa preocupação é que se prova a
verdadeira fé. Quando se age dessa forma, força do Daimoku, transforma-se em
sabedoria e age como boa sorte.
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HAJA KENSHO (refutar a heresia e revelar a verdade).
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O Kossen-rufu significa a felicidade de toda a humanidade e
a concretização da paz mundial. Em outras palavras, significa envolver o mundo
inteiro para o brilho da amizade embasada no humanismo que resulta do ato de
despertar e cultivar a ida do bem latente chamado natureza de Buda. Portanto, o
kossen-rufu é o movimento da renascença da vida no âmbito do solo universal
chamado ser humano, o qual transcende o limitado circulo do sectarismo
religioso.
CAP 5 O DESBRAVADOR
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Daimoku- deve ser como um juramento (fazer uma promessa por
si só e orar para realizá-lo). No budismo de Nitiren Daishonin a oração é
originalmente um juramento e sua essência é o kossen-rufu. Em outras palavras,
significa orar resolutamente com a seguinte determinação: “Eu vou realizar o
Kossen-rufu do Brasil. Para isso, vou demonstrar brilhantes comprovações também
em meu trabalho. Por favor, faça com que eu posso evidenciar o máximo de minhas
forças”. Com essa disposição, devemos estabelecer objetivos claros a serem
realizado cada um deles. É dessa seriedade e forte determinação que emergem a
sabedoria e criatividade, e é daí que se abre caminho do sucesso. Portanto a
vitória na vida surge da interação entre ‘DECISÃO’ E ‘ORAÇÃO’, e ‘ESFORÇO’ E
‘PLANEJAMENTO’.
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Por exemplo: se uma pessoa que vive como uma rainha, sem
dificuldades ou problemas, disser que tornou-se feliz a pratica budista,
ninguém ficará surpreso com isso. Contudo, quando uma pessoa doente, pobre e
menosprezada por todos consegue transformar sua vida por meio da pratica do budismo,
tornando-se feliz e líder na sociedade, estará comprovando brilhantemente a
grandiosidade do ensino. Com isso, provocará em todos o desejo de seguir essa
pratica da fé. Se uma pessoa que sempre sofreu de pobreza conseguiu ultrapassar
essa situação, causará uma grande esperança em todas as pessoas que passam pelo
mesmo tipo de sofrimento na vida diária. Por outro lado, quando uma pessoa
muito doente torna-se saudável e cheia de vitalidade, acenderá a chama de
coragem no coração das pessoas doentes. E aquelas que passam por aflições por
causa da desarmonia familiar e conseguiram construir uma família feliz se
tornarão modelos para as pessoas que possuem problemas de relacionamento na
família.
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As pessoas mudam seu ponto de vista quando conseguem
acalentar um novo sentimento. Transformar tudo em esperança, alegria e avanço
fazendo despontar o sol da coragem dentro do coração – isto é o budismo.
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“... A pessoa deve se tornar o mestre de sua mente em vez de
deixar que sua mente o controle”. Nitiren Daishonin.