LIVRO: NOVA REVOLUÇÃO HUMANA VOL. 1 (Daisaku Ikeda – Editora Seikyo)


  “A Nova Revolução Humana inicia narrando o dia 2 de outubro de 1960, data em que Shin-iti, (Daisaku Ikeda) 3º presidente da Soka Gakkai Internacional e sucessor de Jossei Toda, embarca para a jornada pela paz, viajando para os Estados Unidos, Canadá e Brasil”.

 
Pág 24



O budismo ensina o principio do ZUIHO-BINI (adaptar os preceitos á localidade). Significa que nas questões as quais o Buda não permitiu ou proibiu expressamente, pode-se agir de acordo com o costume local, desde que o espírito fundamental do budismo não seja violado. Isto quer dizer que se mantenha fiel ao principio do budismo de Daishonin que é a fé ao Gohonzon.

Pág 34

Se não fizer a transformação do destino, a infelicidade o acompanhará para todo e qualquer lugar que for. Achar que encontrará a felicidade num outro lugar é como o pensamento  NEMBUTSU que ensina a existência de uma distante terra pura. Transformar o local onde se encontra neste momento em terra iluminada é construir aí o palácio da felicidade, este é o budismo de Nitiren Daishonin. Para isso é necessário transformar o próprio destino de ter de sofrer. Não há outra maneira a não ser que desempenhe para transformar sua própria condição de vida. Se elevar seu estado de vida, as circunstâncias a sua volta também irão mudar naturalmente. Esse é o principio de ESHO FUNI (inseparabilidade da pessoa e seu ambiente). O grande palácio da felicidade existe unicamente dentro do seu coração e a pratica da fé é a chave para abrir o seu portão. Jamais acontecerá de não se tornar feliz se não se empenhar sinceramente na pratica da fé. Convicção. E por mais que sobrevenha algum obstáculo, tente superar tudo com um sorriso radiante.

Pág 36

O budismo de Nitiren Daishonin é uma religião que existe em prol das pessoas, cujo propósito maior é despertar a verdadeira natureza humana em nossas vidas.

Pág 38

Nitiren Daishonin diz que: “Os grandes benefícios advindos da fé no Sutra de Lótus não se restringirão somente a iluminação de si mesmo, eles se estenderão para seus pais e mãe”.

Pág 42

A pessoas que tomam consciência de sua missão são fortes e as que vivem por essa missão tem encanto em suas vidas.

Pág 45

Mesmo que plante uma muda, logo secará se não lhe derem água e adubo. Dedicar a vida em prol da felicidade das pessoas. As pessoas percebem assim a verdade do budismo.

Pág 46

A verdadeira criação de valores humanos não é possível sem que se empregue para isso o máximo de esforço e de capacidade. Somente a sinceridade e a paixão que emanam profundezas da vida são capazes de tocar o âmago das pessoas, estimulando-as para o desenvolvimento.

CAP 2 - O NOVO MUNDO

Pág 74

A vitória ou a derrota de uma batalha é determinada pela intensidade e pela forma com se vive cada instante. Existe um momento exato que não deve ser perdido.

Pág 76

Praticantes ou não. Existem pessoas de admirável personalidade apesar de não serem praticantes. Observando o modo de vida das pessoas, pode-se perceber que existem  muitos pontos em comum com a filosofia de vida do budismo. Portanto, é um grave erro se julgarmos uma pessoa boa ou má pelo simples fato de estar ou não praticando a fé.

Pág 77

“O budismo é a própria sociedade”. O que os budistas devem aspirar é a felicidade de todas as pessoas e a paz no mundo.

Pág 79

“Mesmo sendo uma decisão tomada em questão de segundos, era o reflexo de seu intenso esforço na profundeza de sua determinação a cada momento de sua vida”.
Essa frase aparece no ONGUI KUDEN (Registro de Ensinos Orais) e significa exercer infinitos esforços a cada simples momento. Em outras palavras, a sabedoria do Buda e a força vital brotam quando uma pessoa empenha todo seu ser na pratica e nas orações com a intensidade de concertar o equivalente a um bilhão de Kalpas de insondáveis e vigorosos esforços num simples momento da vida. Nitiren interpreta a frase da seguinte forma: “ Esta frase significa que o senhor empenha 100 milhões de acons de esforços. Num único momento as ida, a iluminação do Buda Original, aparecerá dentro de você a cada momento. Nam-myo-rengue-kyo é uma pratica dedicada (Gosho Zenshu, pág 790).

Pág 80

Bodhisattvas da terra – confiados por Nitiren Daishonin com a missão de propagar a Lei Mística nos Últimos Dias da Lei. No Sutra de Lótus são descritos como emergidos da terra em grande numero. (SIYU)

Pág 82
 
Fabula japonesa Kaguyahime (Princesa Kaguya)

CAP 3 – OUTONO DOURADO

Pág 107

“As vividas cores outonais são a expressão com que as flores tentam mostrar a intensidade de suas vidas dentro do limitado tempo de sua existência. (...) Por isso, não existe outra maneira de conduzir a vida à não ser vivendo plenamente cada instante com base na lei permanente e imutável, empenhando todo o vigor em prol do cumprimento da própria missão. A vida é uma luta contra o tempo, que é limitado. Nitiren Daishonin disse nas escrituras que” a vida é limitada e não devemos poupá-la”.

Pág 119

O budismo fala três reinos da existência (SEKEN) “um principio que analisa a vida de três níveis diferentes e explica características distintas das formas de vida individual. 1º O reino dos componentes, 2º O reino dos seres vivos, 3º O reino do ambiente. SEKEN significa não apenas ‘reino’, mas também ‘ distinção’. O conceito dos três reinos é algumas vezes chamado de três Princípios da Individualização”.

Pág 123

O Buda não está num país longínquo e inatingível. Ele existe dentro da sociedade do mundo secular. Isto é, o Buda existe no âmago dos homens que vivem os sofrimentos, as angustias e das alegrias da vida. O homem real que vive pela missão do kossen-rufu não um Buda imaginário.

Pág 127

A profundidade dos laços entre as pessoas não é necessariamente determinada pelo tempo que perdura essa relação. A melodia do humanismo que emana do coração é que inspira o ecoar da simpatia e nutre os laços de amizades e as relações humanas.

CAP 4 – RAIOS BENEVOLENTES

Pág 140

É simples falar em amor ao próximo, mas é muito difícil dispor-se a ajudar em desconhecido num encontro casual ouvindo simplesmente suas dificuldades. O custumeiro das pessoas é se fazerem de desentendidas e evitarem qualquer tipo de envolvimento. Pode aparentemente ser algo insignificante, mas quem não possui um sentimento humano, nem suficiente coragem, é capaz de agir em prol das outras pessoas. Pode-se falar em humanismo ou em paz mundial, mas tudo se inicia a partir da postura que assiste as questões mais próximas ao dia a dia das pessoas.

Pág 151

Parábola da Gema Pregadas na roupa e das 7 parabolas do Sutra de Lótus (cap 8)

Pág 155-156

TENJU-KYOJU (amenização do efeito cármico). Isto significa que, como beneficio da pratica da fé, pode-se transformar as causas pesadas do passado e receber os seus efeitos de forma amenizada nesta existência. O importante é abraçar esta convicção, empenhar-se na pratica da fé, sincero sentimento de gratidão. É dessa atitude que se abre o caminho da coragem e o caminho para a felicidade. Contudo, deve-se tomar a decisão de jamais causar acidente a agir doravante com o máximo cuidado. Se deixar de se cuidar pensando que será protegida porque está recitando Daimoku, isso não pode ser considerado como a verdadeira fé. É justamente por praticar o budismo que deve se estar sempre atento, esforçar-se ao máximo e tomar todas as medidas necessárias para não provocar nem sofrer acidentes. Com essa preocupação é que se prova a verdadeira fé. Quando se age dessa forma, força do Daimoku, transforma-se em sabedoria e age como boa sorte.

Pág 158

HAJA KENSHO (refutar a heresia e revelar a verdade).

Pág 160

O Kossen-rufu significa a felicidade de toda a humanidade e a concretização da paz mundial. Em outras palavras, significa envolver o mundo inteiro para o brilho da amizade embasada no humanismo que resulta do ato de despertar e cultivar a ida do bem latente chamado natureza de Buda. Portanto, o kossen-rufu é o movimento da renascença da vida no âmbito do solo universal chamado ser humano, o qual transcende o limitado circulo do sectarismo religioso.

CAP 5 O DESBRAVADOR

Pág 195

Daimoku- deve ser como um juramento (fazer uma promessa por si só e orar para realizá-lo). No budismo de Nitiren Daishonin a oração é originalmente um juramento e sua essência é o kossen-rufu. Em outras palavras, significa orar resolutamente com a seguinte determinação: “Eu vou realizar o Kossen-rufu do Brasil. Para isso, vou demonstrar brilhantes comprovações também em meu trabalho. Por favor, faça com que eu posso evidenciar o máximo de minhas forças”. Com essa disposição, devemos estabelecer objetivos claros a serem realizado cada um deles. É dessa seriedade e forte determinação que emergem a sabedoria e criatividade, e é daí que se abre caminho do sucesso. Portanto a vitória na vida surge da interação entre ‘DECISÃO’ E ‘ORAÇÃO’, e ‘ESFORÇO’ E ‘PLANEJAMENTO’.

Pág 197

O budismo expõe realmente que se uma pessoa comete algum mal contra seus semelhantes terá de trilhar um curso de infelicidades como resultado dos atos negativos do passado. Entretanto, este é apenas um aspecto dos ensinos budistas. Se a vida se restringisse apenas a isso, as pessoas teriam de viver numa constante insegurança, justamente por não conseguirem saber as causas negativas de existências passadas, tendo de carregar inclusive um grande complexo de culpa. Além disso, o destino seria algo previamente delineado e provocaria nas pessoas de desinteresse por suas próprias vidas, tornando-as adeptas de um modo de vida positivo no qual a única preocupação seria a de não cometer nenhum mal. O budismo de Nitiren Daishonin transcende o limite da concepção superficial da lei da causa e efeito, do castigo e recompensa e revela a natureza real da causalidade e a forma como recuperar o estado de pureza da vida existente desde o infinito passado. Isso significa que uma pessoa deve viver em prol do kossen-rufu consciente missão como bodhisattava da terra. O budismo elucida um principio chamado GANKEN OGO. Isso significa que uma pessoa que deveria renascer numa circunstancia de felicidade, como resultado dos benefícios da pratica budista, nasce no meio de pessoas infelizes para propagar a Lei Mística.
Por exemplo: se uma pessoa que vive como uma rainha, sem dificuldades ou problemas, disser que tornou-se feliz a pratica budista, ninguém ficará surpreso com isso. Contudo, quando uma pessoa doente, pobre e menosprezada por todos consegue transformar sua vida por meio da pratica do budismo, tornando-se feliz e líder na sociedade, estará comprovando brilhantemente a grandiosidade do ensino. Com isso, provocará em todos o desejo de seguir essa pratica da fé. Se uma pessoa que sempre sofreu de pobreza conseguiu ultrapassar essa situação, causará uma grande esperança em todas as pessoas que passam pelo mesmo tipo de sofrimento na vida diária. Por outro lado, quando uma pessoa muito doente torna-se saudável e cheia de vitalidade, acenderá a chama de coragem no coração das pessoas doentes. E aquelas que passam por aflições por causa da desarmonia familiar e conseguiram construir uma família feliz se tornarão modelos para as pessoas que possuem problemas de relacionamento na família.

Pág 217

As pessoas mudam seu ponto de vista quando conseguem acalentar um novo sentimento. Transformar tudo em esperança, alegria e avanço fazendo despontar o sol da coragem dentro do coração – isto é o budismo.

Pág 219

“... A pessoa deve se tornar o mestre de sua mente em vez de deixar que sua mente o controle”. Nitiren Daishonin.