A FORÇA DE UM JURAMENTO


“Abraçar a fé n Gohonzon significa viver de acordo com o espírito do Buda e dedicar a vida ao juramento do Buda de conduzir todas as pessoas a iluminação.”
Praticar o Budismo de Nitiren significa fazer um juramento. No momento presente, sem se importar pela maneira como nos encontramos, devemos jurar ao Gohonzon: “Eu propagarei o Kossen-rufu! Eu serei vitorioso!” tudo começa a mudar positivamente a partir desse juramento. Quando pensamos e agimos assim, nosso comportamento muda e se harmoniza com nossas orações.

A pratica da fé produz resultados no nosso dia a dia e baseia-se em dois pontos: oração e comportamento. Quanto a oração, basta que façamos corretamente conforme ensinado pelo Buda Nitiren Daishonin. Mas tão importante quanto nossa oração é nosso comportamento, pois é por meio dele que transformamos os desejos em realidade. O comportamento coerente com nossas convicções (Budismo Nitiren) faz com que manifestemos ao máximo a boa sorte e a sabedoria acumulada por intermédio da pratica da fé. No entanto, para algumas pessoas, mudar a maneira de ser é algo muito difícil. E aí que entra o juramento. É exatamente ele que nos torna capazes de mudar, porque demonstra o nosso compromisso e a nossa disposição de agir todos os dias em perfeito acordo com a orientação do Mestre e como um verdadeiro praticante budista. Sobre isso, o presidente Ikeda diz: “ Quando despertamos para o ‘grande juramento’ de realizar o Kossen-rufu, ou seja, quando percebemos que ‘desde o inicio sempre fui Buda’ então mesmo o mais severo destino transforma-se em missão. Nascemos com sofrimentos assim como todos os demais. Mas sempre praticando junto com as pessoas, construímos uma vida de felicidade absoluta. Esse é o drama da missão que desempenhamos.”

Uma pessoa de juramento é aquela que consegue viver todos os dias seguindo um caminho que a conduz diretamente para a felicidade absoluta, desfrutando de uma vida de muita boa sorte e sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário