A CHAVE DA VITÓRIA


A CHAVE DA
VITÓRIA É...
 
O budismo Nitiren ensina que vitória é manifestar a própria natureza do Buda, e não ser dominado pela escuridão fundamental.
Um dos fatores fundamentais para alcançar a vitória é a determinação: a fé que vem do coração e se manifesta em todas as atitudes.
É um erro pensar que um problema se resolve apenas por praticar o Budismo. Justamente por praticarmos o Budismo é que nos munimos de profunda determinação para vencer as funções negativas. Se baixarmos a guarda ou nos descuidarmos, correremos o risco de sermos derrotados por essas funções.
Por isso, é fundamental ter uma firme fé e se empenhar para fortalecê-la. É isso que define a vitória total. 

No budismo, a forma de fortalecer a fé é lutar em prol do Kossen-rufu.
Para vencer, é preciso ter fé no Sutra de Lótus, acreditar que todas as pessoas têm o estado de Buda (inclusive você mesmo!) e conduzir uma existência visando a iluminação. Alguém que pensa e age dessa forma já é um vitorioso, pois objetiva a realização do Kossen-rufu.
Acreditar na iluminação universal é ter o sincero desejo pela felicidade das pessoas. Mais que desejar, é agir. É assim que o presidente  Ikeda pensa, age e direciona seus discípulos. Cada palavra dita por ele tem o único objetivo de conduzir o outro á vitória, ao estado de Buda.
A vida do Mestre é um claro e inquestionável exemplo de vitória. Quando jovem, deparou-se com um país destruído pela guerra. Era pobre e estava doente. Até que encontrou seu mestre, Jossei Toda, e com ele as respostas aos seus questionamentos. Eis que encontrou a chave da vitória.
Hoje, aquele jovem sem perspectiva tornou-se um grande líder, poeta laureado e reconhecido mundialmente por suas ações em prol da paz mundial.
E qual é a chave dessa vitória?

Nenhum comentário:

Postar um comentário