A organização da SGI na Itália - berço da Renascença - se tornou nos últimos anos um exemplo do movimento em prol do humanismo com base na filosofia budista. Em pouco mais de cinco anos, logo após a separação entre clérigos e leigos, o Instituto Budista Italiano Soka Gakkai ampliou as suas atividades de propagação e hoje engloba mais de 24 mil membros de norte a sul do país.
.jpg)
Com a ruptura com o clero, a organização local começou a promover diversos diálogos inter-religiosos e ampliar o movimento humanista dentro da sociedade italiana. Estes empreendimentos geraram uma maior compreensão das atividades da Soka Gakkai e estimulou o movimento de chakubuku. Desta forma, a SGI italiana conseguiu dobrar o seu número de membros no período de seis anos.
.jpg)
.jpg)
A dra. Maria Immacolata Macioti, socióloga da universidade La Sapienza, de Roma, iniciou um estudo sobre as características dos membros da Soka Gakkai na Itália, sendo que o livro "Il Buddha che è in noi" (O Buda está dentro de nós), foi publicado em 1996. Em seu trabalho, ela reconhece o trabalho humanístico da Soka Gakkai, pois há uma constante preocupação com os problemas sociais: quer pelas seguidas conferências promovidas junto as universidades e organizações não-governamentais locais, quer pelo caráter comunitário das atividades internas como as reuniões de palestras que promovem o intercâmbio de vida-a-vida entre seus participantes.
Assim, os membros italianos continuam se empenhando em divulgar os ideais do Budismo baseados nos movimentos de paz, cultura e educação em prol da felicidade e bem-estar de toda a humanidade.
Fonte: Il Buddha Che è In Noi (O Buda está Dentro de Nós) – por Maria Immacolata Macioti – Edizioni Sean
Nenhum comentário:
Postar um comentário