#Pelo fato de não possuirmos sabedoria e porque existe obscuridade
em nossas vidas, tomamos atitudes incorretas, apesar de nossa sinceridade,
fazemos uma causa negativa ao invés de uma positiva, mesmo que estejamos
fazendo o melhor, estamos cheios de ilusões.
Por exemplo, imaginemos uma equipe de beisebol, uma equipe de atletas dedicados e extremamente capazes. Suponhamos que são enviados a Japão para competir na Copa Mundial de Futebol. São informados que se vencerem receberão um milhão de dólares por ano pelo resto de suas vidas. Ficam extremamente motivados! Porém ninguém lhes disse as regras do futebol. Os jogadores entram em campo com suas luvas e bolas, dispostos a ganhar a copa, jogam dando o melhor de si, porém só podem jogar segundo as regras do beisebol porque não conhecem as do futebol. Assim tentam acertar a bola de futebol para dirigi-la a trave e fazer gols. E, são penalizados.
Apesar da sinceridade deles, eles utilizam as regras erradas. Não podem jogar porque não conhecem as regras. Na vida também é assim. Você será infeliz se sua vida estiver cheia de falsidade, não importa quanto tem se dedicado. Você continuará fazendo suas causas negativas devido a sua concepção incorreta, perpetuando assim, seu mau carma. Seu desejo de erradicar seus sofrimentos os aumenta mais. É por isso que as vezes parece que quanto mais tentamos resolver algo, pior fica.
Sakyamuni estabeleceu que devíamos eliminar os desejos para evitar os caminhos do sofrimento. Isto para nós não é prático e nos leva a um beco sem saída. Nitiren Daishonin diz que podemos transformar os desejos mundanos usando a sabedoria. Quando estamos sofrendo, podemos fazer Daimoku em frente ao Gohonzon e orar pela sabedoria para ver corretamente a raiz do nosso sofrimento e fazer a causa adequada. A sabedoria nos permite romper esta corrente cármica. Desenvolvemos sabedoria, a qual nos inspira a tomar uma atitude que nos libera do nosso sofrimento e nos leva a aprofundar a fé. Assim pegamos então, um caminho de vida completamente diferente.
Segundo o Budismo de Nitiren Daishonin, a intenção de nossa oração é transformar a concepção errada das coisas em sabedoria. A SABEDORIA É O MÁXIMO BENEFÍCIO DA PRÁTICA BUDISTA. Nossa sociedade tende a promover a concepção de que o propósito da vida é reunir tantas posses materiais quanto possíveis. O budismo diz que este realmente não é o propósito da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário