JAMAIS PROCURE O GOHONZON FORA DE SI MESMO


Muitas pessoas acham que o Gohonzon é superior e mais grandioso que si próprias. Porém, o presidente Ikeda expõe o profundo significado dos ensinamentos de Nichiren Daishonin de que o Gohonzon existe dentro de nós. A grande energia vital e a infinita sabedoria estão contidas em nós mesmos e podemos manifestá-las livremente por meio da nossa prática da fé.
Discurso do presidente ikeda realizado em 3 de abril de 1993, em Tóquio
Em qualquer religião, o objeto de devoção é de fundamental importância. Sendo assim, qual é o verdadeiro significado do objeto de devoção — o Gohonzon — no Budismo de Nichiren
Daishonin?
Em O Aspecto Real do Gohonzon, Daishonin diz: “Jamais busque este Gohonzon fora de si mesmo. O Gohonzon existe apenas dentro do corpo de pessoas como nós, mortais comuns, que abraçam o Sutra do Lótus e recitam Nam-myoho-renge-kyo” (WND, v. 1, p. 832). Toda Sensei após ler esta frase explanou o seguinte:


Podemos orar ao Dai-Gohonzon imaginando que exista fora de nós, a verdade é que ele reside dentro de nós que recitamos Nam-myoho-renge-kyo com fé no Gohonzon das Três Grandes Leis Secretas. Essa afirmação de Daishonin é realmente inspiradora.
Aqueles que ainda não possuem fé na Lei Mística são os que estão no “estágio de ser um buda na teoria” e se acredita que a natureza de buda se manifesta vagamente, mas sequer a buscam. Nós [membros da Soka Gakkai], ao contrário, oramos diante do Gohonzon e, por essa razão, estamos no estágio de ouvir o nome e as palavras da verdade, a qual mostra que o Gohonzon já reluz brilhantemente dentro de nós.
Porém, a intensidade do brilho difere de acordo com a força e a fé de cada pessoa. Podemos associá-la a uma lâmpada elétrica; uma lâmpada de alta potência brilha forte, enquanto a de baixa potência emite uma luz fraca.
Tomando essa analogia como exemplo, aqueles que ainda não abraçaram a Lei Mística são como uma lâmpada que não está conectada a fonte de energia. Para nós, praticantes da Lei Mística, a lâmpada é o Gohonzon ligado à fonte e por isso nossa vida brilha intensamente.
Tudo depende da nossa fé. Quando possuímos forte fé, nossa vida se torna uma “fonte inesgotável de benefícios”, justamente como Daishonin descreve o Gohonzon.
Uma pessoa com uma prática da fé forte jamais se vê num beco sem saída. Independentemente dos fatos de sua vida, ela os transforma em benefícios e em felicidade. No curso da vida, naturalmente encontraremos diversos tipos de problemas e sofrimentos, mas, sem dúvida, também somos capazes de transformá-los em oportunidades para desenvolver uma condição de vida ainda mais elevada. Por essa razão, para todos os discípulos do Budismo de Nichiren Daishonin, tudo passa a ser fonte de benefício e felicidade no nível mais profundo e a palavra “infelicidade” não faz parte do vocabulário.
No momento em que abraçamos nossa fé no Gohonzon e recitamos Nam-myoho-renge-kyo, todo o nosso ser nesse exato instante se torna a entidade dos três mil mundos num único momento da vida e manifestamos a condição de vida do buda Nichiren Daishonin. Foi com esse propósito que Daishonin inscreveu o Gohonzon, e justamente nessa ação encontramos a essência do Budismo de Nichiren Daishonin.
A fé nos capacita a manifestar o Gohonzon que existe dentro de nós e nos possibilita evidenciar o estado de buda, fazendo-o brilhar como um belo diamante.
No âmago da nossa vida, possuímos uma infinita energia vital e ilimitada sabedoria. Somente por meio da fé seremos capazes de manifestá-las livremente.
Toda Sensei sempre dizia: “Nós manifestamos o que há dentro de nós. Não é possível manifestar o que não temos!”. Assim como o forte e puro estado de buda, os fracos e medíocres estados de inferno, fome e animalidade também existem em nossa vida e se manifestam em resposta às causas e às condições do nosso ambiente.
A vida é única e eterna pelas três existências — passado, presente e futuro; por essa razão, nosso carma de existências passadas também pode vir à tona no presente em forma de problemas e sofrimentos. Mas, assim como as causas dos sofrimentos se encontram em nossa vida, possuímos o poder de transformá-los em verdadeira felicidade — este é o real poder do estado de buda.
O presidente Toda afirmou que, na essência, o ser humano é a manifestação do que existe em seu interior, nem mais, nem menos. 
Por isso, é essencial que cultivemos “a terra de nossa vida” e finquemos profundamente “as raízes da felicidade”. Devemos evidenciar o Gohonzon que existe dentro de nós para criarmos um forte eu tal como uma grande árvore inabalável. Em termos de condição de vida, o resultado disso certamente será o surgimento de qualidades e comportamentos humanos de excelente nível. Em termos de aspectos do cotidiano, será a manifestação de benefícios e boa sorte.
O ponto crucial é possuir uma forte fé. Nichiren Daishonin diz: “O que importa é o coração” (WND, v. 1, p. 1000).
O que importa não é a forma, posição social ou fortuna de uma pessoa, mas sim a forte fé que possui em seu coração.

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