Nitiren Daishonin deixou suas escrituras para que
colocássemos seus ensinamentos em prática na época atual. Não faz sentido
falarmos em pratica sem estudo, tampouco estudo sem prática. Por esse motivo,
se não comprovarmos a validade do budismo em nossa própria vida e na
organização não podemos dizer que aprendemos com as escrituras de Nitiren
Daishonin. Esse é o significado de “estudo associado a pratica”.
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Exerça-se nos dois caminhos da pratica e do estudo |
Do ponto de vista do budismo, o mundo do estado de Buda não
é uma existência abstrata e distinta dos outros noves estados de vida. De modo
semelhante, o budismo perde completamente o significado se não for relacionada à
vida diária. Por essa razão, devemos comprovar a validade do Budismo Nitiren e
fazer a própria revolução humana, assim como a revolução familiar e em todos os
campos das atividades sociais.
Em uma carta intitulada “A Essência Real dos fenômenos”,
Nitiren Daishonin escreveu: “Exerça-se nos dois caminhos da pratica e do
estudo. Sem estes dois, não pode haver budismo. Não somente o senhor deve
perseverar, mas também deve ensinar aos outros. Tanto a pratica como estudo
surgem da fé. Deve contar aos outros com o melhor de sua habilidade, mesmo que
seja a respeito de uma única sentença ou frase”. Ter fé é acreditar no Gohonzon
inscrito por Nitiren Daishonin. A “pratica” consiste em praticar o budismo em
exata conformidade com os seus ensinamentos. A pratica individual corresponde a
recitar o Sutra e o Nan-myo-rengue-kyo (Daimoku), diariamente ao Gohonzon. A
pratica altruística implica em ensinar aos outros os benefícios do gohonzon e
propagar a fé no Budismo Nitiren.
Em uma orientação o presidente Ikeda disse: “ É importante
avançar vigorosamente com base nos dois caminhos da pratica e do estudo, ou
seja, empenhar-se na pratica e no estudo do budismo. Não devemos simplesmente
seguir, mas sim exercitar-se ativamente os ensinos do Buda e também
transmiti-los para outras pessoas, esforçando-nos para propagar o Kossen-rufu
como Daishonin”.
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