VOCÊ É UM FILÓSOFO DA FELICIDADE


Quem estuda o budismo é um filósofo, porque filosofia é a sabedoria para viver da melhor forma.”



Essa frase do presidente Ikeda demonstra que o movimento mundial de estudo do budismo promovido pela SGI é a mola propulsora da organização.

FILOSOFIA NA VIDA REAL

Os membros da SGI estão servidos da mais refinada filosofia. Mesmo sem notar, constantemente aprendem princípios, conceitos, teorias e leem textos e mais textos com a encantadora e profunda visão da vida ensinada pelo presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda.


Uma senhora comentou com o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, que apesar de adorar as explanações, esquecia tudo quando chegava em casa.
Ele disse: “Não importa quantas vezes a senhora esqueça, se continuar comparecendo e ouvindo essas explanações, algo indestrutível permanecerá em sua vida. Essa acumulação intangível se tornará fonte de grande força para a senhora” (BS, ed. 2.090, 2 jul. 2011, p. A4).

NÃO É “DECOREBA”

Estuda-se o budismo para acumular esse “algo indestrutível” e usá-lo diante de desafios reais. Portanto, o estudo budista não é “decoreba”, muito menos “intelectualidade vazia”. O presidente Ikeda explica que na SGI praticamos o “kyogaku de ação”, o estudo em ação.

ESTUDO PARA REALIZAR O KOSEN-RUFU

O estudo do budismo ensinado pelo presidente Toda sempre foi o ‘estudo do budismo na prática’ e ‘estudo do budismo pelo kosen-rufu’.
Peço que, mais do que nunca, todos estudem e aprendam ao máximo a justiça do budismo e edifiquem o ponto primordial eterno da sua vida para jamais serem derrotados ou se afastarem da fé” (BS, ed. 2.238, 9 ago. 2014, p. A2).

SER FORTE E RESOLVER PROBLEMAS

Diante de um problema financeiro, por exemplo, qual conceito devo pôr em prática? Qual é a visão do presidente Ikeda? Como o Mestre pensou e agiu quando passou por isso? Esse é o “kyogaku de ação” — você estuda, incorpora o budismo e o aplica. Estudamos o estado de buda para manifestá-lo aqui e agora; estudamos sobre shakubuku para fazer shakubuku. Simultaneamente, o estudo fortalece a fé e impulsiona a prática e daí nasce a energia da vitória.

ASSIMILAR

Para quê, por exemplo, se estuda os “três obstáculos e quatro maldades”? Não importa muito se você decorou o nome de cada um deles. O que importa é assimilar que cada um é uma força negativa que surge para tirá-lo do caminho da felicidade.
Ao sentir o impacto de uma maldade, você se lembra do que aprendeu e reage: “É uma das quatro maldades! Não há motivo para desespero. Me recuso a ser desencorajado por essa força porque o budismo ensina que é hora de me alegrar e iniciar agora mesmo uma batalha com fé recitando Nam-myoho-rengue-kyo com máximo entusiasmo”.
Reagir assim garante a vitória porque o estudo é o alicerce da fé para você agir com certeza de que vai triunfar.

CONCLUSÃO

O Mestre ensina: “Ao incorporar os profundos princípios filosóficos, adquirimos sólida convicção de que a esperança e a paz residem em nosso próprio coração, e nos dedicamos à própria felicidade e à dos outros. O estudo faz nascer a coragem para enfrentar dificuldades por meio do exemplo de Daishonin, que triunfou sobre enormes obstáculos e provações. Eis a chave do estudo prático budista: um estudo que se aplica à vida cotidiana. Tenhamos sempre isso em mente” (TC, ed. 485, jan. 2009, p. 54).

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