QUAL É O RITMO FUNDAMENTAL DA VIDA?

Você sabe que seus objetivos estão além de sua capacidade atual. Afinal, você quer exatamente aquilo que não tem. A atitude mais sábia é elevar sua capacidade para observar os objetivos como se estivesse do alto de uma montanha. 
Não sofra lamentando as circunstâncias do presente, manifeste o estado de Buda em sua vida. Manifestar o estado de Buda é despertar a coragem, que é o próprio espírito do Budismo. 

O Buda Nitiren Daishonin escreve: “...os discípulos de Nitiren não poderão realizar nada se forem covardes” (END, v. 4, p. 246). 
Em meio a circunstâncias difíceis, Daishonin ensina que o caminho para atingir o estado de Buda é a coragem. “Aqueles que possuem o coração de um rei leão com certeza atingirão o estado de Buda...” (END, v. 5, p. 17), diz ele. 

Coração de rei leão é a suprema coragem de um buda. Essa coragem não conhece limites nem diminui diante das adversidades e confere a você o poder místico das realizações. Esse poder pertence a você. Para ativá-lo, basta harmonizar-se com o ritmo fundamental da vida. O Budismo revela que esse ritmo fundamental da vida é a Lei Mística. 

Sua manifestação concreta em meio à vida diária é o comportamento humano dotado da mais elevada benevolência. Encontramos esse comportamento benevolente em tudo. Por exemplo, pense no Sol, ele ilumina o planeta Terra e favorece o surgimento e a manutenção da vida. Por meio da luz do Sol, as plantas fazem a fotossíntese, garantindo o oxigênio. 

Os seres humanos existem em unicidade com tudo e todos. E possuem sua missão neste fluxo constante do comportamento benevolente universal. Despertar para essa missão humana é manifestar a benevolência universal na sua vida. A benevolência se desdobra em fé, coragem e sabedoria. Em termos práticos, desperte para sua missão pessoal. Seu despertar transmitirá inspiração e energia vital para os demais em qualquer ação, das simples às mais complexas. Você identificará a Lei Mística em tudo. 

Produzirá valor positivo para si e para os outros a partir de qualquer circunstância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário